Too Much Information
Um problema comum em muitas empresas hoje em dia é a quantidade de dados que se acumulam todos os dias em seus diversos setores e divisões, o que dificulta muito a filtragem dos mesmos e sua exposição de modo a apoiar as tomadas de decisão a nível estratégico e gerencial. Para isso, muitas plataformas e aplicações têm sido desenvolvidas, e hoje vamos falar de uma delas: o Armazém de Dados.
Data Warehouse
Os Armazéns de Dados, também conhecidos como Data Warehouses, são grandes coleções de dados, oriundos de diversas fontes, relacionados e estruturados de forma a permitir pesquisas e manipulação de dados relevantes de forma rápida e centralizada, obtendo relatórios, gráficos e tabelas consolidados, para permitir melhor análise dos dados possuídos.
Como funcionam?
Há duas vertentes principais de funcionamento de Armazéns de Dados:
Extract - Transform - Load
Esse modelo opera extraindo os dados de seus diversos bancos afiliados e fontes externas e carregando em 'Staging Databases', e são concatenados na chamada camada de integração, para depois serem postos no Armazém propriamente dito, onde são agrupados e podem ser acessados para obter as informações necessárias.
Fontes de Dados Integradas
Os Armazéns que se utilizam deste paradigma integram seus sistemas e bancos de dados diretamente ao Armazém, não havendo transformação alguma nos dados para integração, nem nada parecido. Os sistemas são apenas indexados e consolidados nos bancos de dados do Armazém de Dados.
Armazéns no Mercado
Algumas das principais empresas do mercado nessa área oferecem soluções de Data Warehousing, como por exemplo:
- Oracle Exadata: Solução da empresa Oracle,composta do software já integrado com hardware para funcionamento do Banco de Dados;
Outras empresas oferecem plataformas de operação de Armazéns de Dados, cada uma com seu público alvo, e suas peculiaridades. A oferta é grande.
Armazenando...
Com todas as facilidades trazidas pelos Data Warehouses, eles irão cada vez mais fazer parte das organizações que trabalham com qualquer tipo de sistema de informação e que necessite de informações para tomadas de decisão. Por isso, são uma ferramenta intimamente ligada à nossa profissão, e que devemos aprender a utilizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário