Quando se fala em qualquer tipo de classificação, é necessário, além de um amplo conhecimento do assunto que abrange os objetos a serem classificados, uma boa dose de bom senso, pois o que define cada categoria tem de ser ajustado para que não haja taxonomias restritivas demais ou excessivamente abrangentes. Do contrário, haverão grupos demais ou de menos. Dito isso, podemos seguir para os Sistemas de Informações propriamente ditos.
De modo geral, toda tentativa de classificação dos diversos tipos de Sistemas de Informação acabam recaindo em uma distinção hierárquica com relação à esfera de interesse do tipo de dado processado naquele tipo de Sistema. Desta forma, eles classificam um SI de acordo com o 'público alvo' do mesmo, separando os sistemas voltados para a administração, para as vendas, para os escritórios, etc.
Assim, podemos separar três níveis fundamentais de toda organização, em relação às capacidades de tomada de decisão e operacionalidade:
. Nível Executivo ou Estratégico - Toma as decisões amplas, como em que investir, planejamentos de longo prazo, etc. Encarregados das Decisões Estratégicas.
. Nível Gerencial - Decisões de menor área de abrangência, como quem contratar, como organizar as seções, etc. Encarregados das Decisões Táticas.
. Nível Operacional - Poucas tomadas de decisão, são a camada que produz, vende, conserta, presta serviços, etc. Encarregados das Decisões Operacionais.
Diversas fontes tentam modelar essa classificação em forma de pirâmide, mas considero essa escolha enganosa no que tange à importância dos sistemas e das informações processadas. Ele reflete talvez o volume de informação final produzido em cada nível, e a quantidade de pessoas que têm acesso a determinados dados, mas gera uma ilusão quanto à relevância de cada Sistema.
Quanto maior o nível 'hierárquico' numa empresa, mais é necessário filtrar os dados e interpretá-los, pois os detalhes já não são interessantes, mas sim suas consequências finais, de modo que os sistemas dos níveis executivos tentam condensar os dados operacionais e gerenciais na forma de gráficos, resumos, e outras formas mais simples, de modo a não sobrecarregar os executivos com dados irrelevantes para eles.
Desta forma podemos classificar alguns tipos de sistemas de processamento nessa taxonomia da seguinte forma:
Nível Operacional:
- Sistemas de Processamento de Transações (TPS);
- Sistemas de Colaborativos;
Nível Gerencial:
- Sistemas de Informação Gerencial (MIS);
- Sistemas de Apoio à Decisão (DSS);
Nível Executivo:
- Sistema de Informação Executiva (EIS);
- Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) Esse é um caso especial, que poderia estar em diversos níveis, por integrar uma série de recursos distintos;
Como toda classificação, podem haver muitas nuances, que levam algum tipo de Sistema a estar, ora em uma, ora em outra categoria, porém não há muita divergência sobre o fato que um dos fatores determinantes na modelagem e implementação de determinado Sistema de Informação é o nível de tomada de decisão que ele vai apoiar.
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