quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Resumo dos tipos de Sistemas de Informações

Sistemas de Processamento de Transações

Os Sistemas de Processamento de Transação são sistemas que coletam, armazenam e processam dados decorrentes da atividade direta de determinado setor ou departamento de uma instituição, permitindo à gerência imediata tomar conhecimento do desempenho, das atividades e dos resultados de seus subordinados.

Eles atuam geralmente ligados a setores de vendas, de estoque, de folha de pagamento, entre outros, permitindo um acompanhamento das atividades operacionais de determinada seção na organização, auxiliando a gerência de nível operacional fundamentar suas decisões. Têm um escopo muito limitado, mas, por sua natureza, são atualizados praticamente em tempo real, e são fundamentais, pois alimentam outros sistemas com seus dados.

Sistemas de Informações Gerenciais

De abrangência maior que a dos SPTs, oferece à média gerência ferramentas de acompanhamento da situação da empresa, exibindo de forma concisa e resumida os dados provenientes dos diversos SPTs existentes na organização, permitindo uma visão abrangente do contexto presente.

Geralmente são pré-configurados, oferecendo atualização periódica ou constante dos indicadores predeterminados, de acordo com fatores como a infra-estrutura e necessidades da empresa.

Sistemas de Apoio à Decisão

São sistemas que se aplicam à tomada de decisões não rotineiras, reunindo dados de SPTs, SIGs, e mesmo de fontes externas, oferecendo uma visão contextualizada de uma situação, para que se tome uma decisão para uma situação ou problema atípico, que foge à visão limitada dos SIGs.

Possuem uma interface mais interativa, que permite o dimensionamento e escolha dos dados a serem exibidos, de modo a fornecer as informações mais oportunas possíveis, facilitando a tomada de decisão.

Sistemas de Apoio ao Executivo

Congregam todos os sistemas anteriores, oferecendo à gerência de nível executivo uma poderosa ferramenta para o planejamento estratégico da instituição, exibindo de forma condensada, como em gráficos ou tabelas, informações sobre o desempenho geral da empresa, sua situação fiscal, entre outros dados que se julguem relevantes.

Geralmente são modelados tendo em vista o usuário específico, de modo a oferecer regularmente as informações julgadas mais importantes. Trazem também o acesso a informações externas, como cotações de ações ou preços de insumos, facilitando as decisões com reflexos de médio a longo prazo.

Customer Relationship Management

Sistema que trata de todo e qualquer mecanismo de relacionamento da empresa com os clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Reúnem bancos de dados sobre os clientes e suas preferências, gerenciam programas de fidelização (gamificação, ofertas, programas de bônus, etc.), e orientam as ações de marketing de um modo geral, tornando-as mais eficazes.

Cuida, ainda, do Suporte Técnico e do Atendimento ao Cliente, mantendo registro dos defeitos mais frequentes, do histórico de assistência técnica dos clientes, e dos produtos mais problemáticos, bem como dos anseios e questionamentos mais frequentes dos clientes, auxiliando na elaboração de novos produtos ou serviços.

Supply Chain Management

Gerenciam a Cadeia de Suprimentos, que trata-se, basicamente, de toda movimentação de produtos ou insumos capaz de agregar valor aos mesmos, ou seja, vai da extração das matérias-primas até a porta da casa do consumidor ou da loja. Pela sua vasta abrangência, geralmente consiste na integração de vários sistemas, como os de controle de estoque, de compras, de despacho de mercadorias, entre outros.

Hoje em dia, são fator crítico para a competitividade de uma empresa, aumentando a eficiência da empresa reduzindo a necessidade de estoques volumosos, e agilizando a aquisição de insumos e entrega dos produtos, seja ao consumidor final ou a outras empresas. Sistemas como o 'Just in Time' só se tornaram possíveis graças a esses sistemas.

Enterprise Resource Planning

Este sistema, na verdade, é a integração de vários Sistemas de Informação em um só sistema, permitindo o acesso mais rápido e contextualizado à informações sobre a situação dos mais diversos departamentos da empresa. Seu funcionamento depende fundamentalmente das técnicas de data mining, devido ao grande volume de dados manipulados, e as tecnologias de redes e armazenamento também são cruciais para a interoperabilidade dos seus sub-sistemas.

A implementação pode ocorrer integrando os sistemas já existentes em uma plataforma centralizadora, ou realizando a troca por sistemas já feitos para a integração. De uma forma ou de outra, para o bom funcionamento do sistema, geralmente são necessárias mudanças culturais e nos processos e métodos de operação, e, por isso, a implantação em uma empresa de médio ou grande porte pode levar meses, ou mesmo anos.

Apesar dos ônus no início de sua operação, trazem uma série de benefícios, principalmente para empresas geograficamente dispersas, com sedes distantes uma da outra. Nesses casos, esse tipo de sistema permite uma uniformidade de operação crucial para a coesão administrativa da empresa.

Fonte: Sistemas de Informações Gerenciais, 9ª Edição - Laudon & Laudon.

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